IPsim

Processadores de smartphones são equivalentes aos de desktop?

Processadores de smartphones são equivalentes aos de desktop?

Uma CPU Snapdragon quad-core com clock de 2,3 GHz pode ser comparada a uma Intel Q8200 que trabalha na mesma frequência?
Há pouco mais de dois anos, fizemos uma matéria comparando as duas arquiteturas, mostrando as vantagens e desvantagens de cada uma. Entretanto, de lá pra cá, muita coisa mudou nos componentes que equipam nossos smartphones (e gadgets semelhantes) e, claro, também em nossos computadores. Será que a ARM já é equiparável à x86?
Diferenças de arquitetura
A primeira coisa que devemos colocar em pauta é a arquitetura. É complicado comparar duas coisas completamente diferentes, pois uma não pode substituir a outra. Os processadores x86 não rodam o mesmo sistema operacional que os ARM e vice-versa. Até existem softwares similares, mas eles nunca usam os mesmos recursos, tampouco têm a mesma finalidade.
Quer exemplos? Vamos pensar no Windows 8 Pro e no Windows 8 RT. Aparentemente, eles são idênticos, mas as estruturas são bem diferentes. O primeiro é compatível com apps da loja e softwares especialmente voltados para desktop (possível apenas com um chip x86), além de poder gerenciar uma rede e assim por diante. O segundo é voltado apenas para apps básicos.
Processadores de smartphones podem ser comparados aos de desktop? (Fonte da imagem: Reprodução/ABC)
Pense no Photoshop. A versão completa para desktops possibilita o uso de uma infinidade de filtros, recursos, plugins, ferramentas 3D e assim por diante. O app dedicado para tablets é restrito em todos esses aspectos.
Não se trata da incompatibilidade com periféricos (o Photoshop é mais bem aproveitado com mouse ou um tablet para desenhos), mas sim de todas as limitações que existem no próprio processador. Menor quantidade de memória cache, gerenciamento de funções simplificado e outros aspectos inviabilizam essa comparação direta.

Fonte: TecMundo


Nossos Contatos

Telefone:  (11) 4063-6531
E-mail:       atendimento@ipsim.com.br


Notícias

Marco Civil da Internet. 5 pontos para entender!

O Projeto de Lei 2.126/2011 passou pelo Senado. Com isso, resta apenas a assinatura de Dilma Rousseff e a publicação no Diário Oficial
veja mais...

Painel de controle não abre mais!

Depois de instalar um novo programa de uso corporativo (Firebird) obrigatório o meu painel de controle não está mais abrindo. O
veja mais...

Qual Office escolher, 2013 ou 365?

Muitos clientes meus, vem perguntando sobre o novo Office e qual seria a versão mais indicada para eles.

Depois de uma grande
veja mais...

Heartbleed, a maior ameaça atual da internet

O mundo ficou preocupado com uma falha de segurança que pode afetar milhões de servidores (aproximadamente, dois terços dos servidores
veja mais...